Pra começar Algumas Informações Básicas.
BioShock é um survival horror em primeira pessoa,
desenvolvido pela 2K Boston (agora conhecida como Irrational Games) e projetado por Ken Levine. Foi lançado para
Microsoft Windows e Xbox 360 em 21 de agosto de 2007 na América do Norte, e
três dias depois na Europa e na Austrália.Tornou-se disponível no Steam em 21
de agosto de 2007.
Ken Livene |
A versão PlayStation 3 do jogo, que foi desenvolvido pela 2K
Marin, 2K Boston, Austrália 2K e Digital Extremes, foi lançado
internacionalmente em 17 de outubro de 2008 e na América do Norte em 21 de
outubro de 2008, com alguns recursos adicionais. BioShock 2,foi desenvolvido
pela 2K Marin e liberado em 9 de fevereiro de 2010.
Situado em 1960, o jogo coloca o jogador no papel de um
sobrevivente de um acidente de avião chamado Jack, que deve explorar a cidade
submarina de Rapture, e sobreviver a ataques dos seres mutantes e drones
mecânicos que o povoam. O jogo incorpora elementos encontrados em role-playing
(RPG) e jogos sobrevivência , e é descrito pelo desenvolvedores e Levine como
um "sucessor espiritual" de seus títulos anteriores da série System
Shock. O jogo recebeu críticas positivas, incluindo elogios por sua
"moralidade" enredo, ambiente imersivo e seu cenário único, inspirado
pela filosofia Objetivista e retórica.
Gameplay
O jogador assume o papel de Jack, que tem como objetivo
lutar contra o seu caminho através de Rapture, usando armas e plasmids
(alterações genéticas), a fim de completar os objetivos. Às vezes, o jogador
pode optar por usar táticas furtivas para evitar a detecção por câmeras de
segurança e torres automatizadas. Enquanto explora Rapture, o jogador recebe
dinheiro, que pode ser usado em várias máquinas de venda automática para ganhar
saúde, munição e equipamentos adicionais.
O jogador também vem através de
peças de reposição que podem ser usados em "U-Invent" máquinas para
criar novas armas ou itens utilizáveis. Câmeras, torres, cofres, fechaduras, e
máquinas de venda podem ser hackeado para vantagem do jogador, proporcionando
benefícios como atacar os inimigos do jogador, revelando seu conteúdo para o
leitor, permitindo a entrada de áreas fechadas, ou permitindo que o jogador
compre itens com desconto. Hackear obriga o jogador a completar um mini-jogo
semelhante ao “Pipe Mania” em uma quantidade limitada de tempo. O jogador ganha
uma "câmara de pesquisa" no início do jogo, permitindo que Jack tire
fotografias de inimigos para ajudar a analisá-los, com fotos de melhor
qualidade Jack descobre fraquezas dos inimigos poendo vence-los mais
facilmente. "Vita-Chambers" também podem ser encontrados em todo o
jogo, mas jogador não os usa
diretamente. Em vez disso, quando Jack morrer, seu corpo é reconstituído na
mais próxima, mantendo todos os seus bens, mas apenas uma parte de sua saúde.
O jogador pode coletar e atribuir um número de plasmids e gene tonics que concedem à Jack a
capacidade de desencadear ataques especiais ou conferir benefícios passivos,
como a melhoria da saúde ou habilidades de hacker. "Active" plasmids aqueles
que são desencadeados pelo jogador, tais como plasmids mais ofensivo, requerem
uma quantidade de EVE a ser utilizado de uma forma semelhante aos pontos de
mágica,. EVE pode ser reabastecido através de seringas azuis. Estes plasmídeos
também alterar . aparência do jogador para refletir "sacrificio".
"Tonics" são plasmids passivos e não necessitam de EVE para ganhar
seu benefício, o jogador só pode equipar um número limitado de plasmids e
tônicos alguns Tonics podem aumentar a força de Jack e/ou a resistência ou
fazer hackers em máquinas ser mais fácil. O jogo estimula o uso da combinação
criativa de plasmids, armas, e/ou uso do meio ambiente.
Little Sister e Big Daday (Sai pra lá com essa agulhona) |
Os plasmids podem ser coletadas em certos pontos específicos
espalhados pela cidade durante todo o enredo, mas na maioria das vezes são
comprados pelo jogador em "Jardins Gatherer" usando o mutagênico ADAM
que precisa ser recolhido das Little Sisters. A fim de recolher o ADAM, o
jogador deve primeiro derrotar o "Big Daddy" um humano geneticamente
melhorado, enxertados a uma roupa de mergulho blindada, que acompanha e protege
cada Little Sister. Depois disso, o jogador tem uma escolha moral: ele pode
matar a Little Sister para colher uma grande quantidade de ADAM, ou salvar a
Little Sister e ganhar uma quantidade menor, embora para cada três irmãs
poupadas um presente de uma grande quantidade de ADAM é dada ao jogador. Embora
ambas as opções tenha suas vantagens, este elemento da moral conflitante tem um
impacto sobre o enredo, e, entre outras coisas, sobre a dificuldade do jogo em
si.
BioShock se passa no ano de 1960, em Rapture, uma cidade
subaquática de ficção pseudo-utópica, sua história é revelada ao jogador
através de gravações de áudio espalhadas pelo jogo.
Andrew Ryan |
Rapture foi idealizada pelo magnata Andrew Ryan como uma
utopia do laissez-faire para a elite cultural e científica da sociedade para
evitar a opressão do governo e religião. Ele secretamente financiado a sua
construção no meio do Atlântico, utilizando vulcões submarinos para fornecer
energia geotérmica, Rapture foi
concluída em 1946. Apesar das tentativas
de Ryan de evitar, um mercado negro cresceu em Rapture formado e liderado pelo
empresário e gângster Frank Fontaine, que, secretamente, conseguiu manter um
mercado negro de bens de e para a superfície. O progresso científico floresceu
dentro de Rapture após a descoberta de uma nova forma de lesma do mar pela Dra.
Brigid Tenenbaum, as células-tronco das lesmas pode ser usado para criar
"ADAM", um plasmids que alterou o DNA do seu usuário e lhe concederia
poderes super-humanos como telecinese e pirotecnia. Uma indústria de plasmids
foi criado por Tenenbaum e Fontaine. Para atender à crescente demanda,
Tenenbaum criou um meio para as lesmas do mar fossem incorporadas nos estômagos
de jovens dos orfanatos Fontaine, chamado Little Sisters, produzindo grandes
quantidades de ADAM.
Como o uso de plasmids cresceu, uma divisão de classes
surgiu. Fontaine lançou uma guerra contra Ryan usando um exército de soldados
que usavam os poderes dos plasmids, mas foi aparentemente morto na luta. Ryan
apreendeu os bens de Fontaine, incluindo a indústria de plasmids. Alguns meses
mais tarde, uma nova figura para a classe mais baixa se levantou seu nome é
Atlas. Atlas e uma tropa atacaram as indústrias de Ryan para roubar o ADAM e as
Little Sisters. Para lutar contra isso, Ryan ordenou a criação de "Big
Daddies", humanos contidos em gigantes roupas de mergulho condicionados a
proteger as Little Sisters.
Em última análise, um colapso completo da sociedade Rapture
ocorreu na véspera do Ano Novo de 1959 (cerca de um ano antes de o jogador no
jogo chega a Rapture). Atlas lançou um ataque pleno direito as forças de Ryan,
Ryan, por sua vez foi forçado a criar seus próprios plasmids soldados avançados,
apelidados de Splicers, controlada por feromônios na atmosfera Rapture. A guerra resultante deixou poucos
sobreviventes. Aqueles que permaneceram vivos entrincheiraram-se em áreas
isoladas de Rapture, enquanto os restos dos exércitos Splicer, tendo-se tornados
criaturas grotescas ao longo do tempo devido ao uso pesado ADAM, perambulam por
Rapture procurando ADAM para consumir, o que as Little Sisters continuam a
colher de cadáveres.
No início do jogo, você joga com um passageiro de um avião
que cai no Oceano Atlântico em 1960. Como o único sobrevivente, Jack faz o seu
caminho para um farol nas proximidades, o que ele não sabia é que o farol
abrigava um elevador que vai leva-lo a um pesadelo inimaginável.
Jack é contatado por Atlas via rádio e explica a ele os
perigos da cidade em especial fala sobre os Splicers. Atlas pede ajuda de Jack
para deter Ryan, direcionando-o para uma bathysphere onde ele afirma que Ryan aprisionou
sua família. Quando Jack encontra uma Little Sister vagando com um Big Daddy,
Atlas lhe pede para matar o Big Daddy e matar a Little Sister para colher seu ADAM
para si; Dra. Tenenbaum ouve isso e intercepta Jack antes que ele prejudique a
Little Sister, insistindo para ele poupar a criança, fornecendo-lhe com um
plasmids que forçaria o parasita do mar a sair do corpo da criança. Jack eventualmente trabalha o seu caminho para
o bathysphere, mas Ryan o destrói antes que Jack possa alcançá-lo.
Enfurecido, Atlas dirige Jack para mansão de Ryan, lutando contra
Splicers de Ryan e de frente contra cidadãos transtornados devido à escassez de
ADAM. Em última análise, Jack entra no escritório pessoal de Ryan, onde Ryan está
esperando pacientemente por ele jogando Golfe. Ryan explica que Jack é seu
filho ilegítimo, tirado da mãe por Fontaine que o colocou fora do alcance de
Ryan na superfície, e geneticamente modificado para envelhecer rapidamente.
Jack foi revelado, sem saber, ser um agente adormecido, condicionado a aceitar
a frase código, "Você gentilmente", o que o obrigaria a agir
cegamente a todas as instruções que se segue à frase.
Fontaine havia planejado usar
Jack como um trunfo em sua guerra com o Ryan, trazendo-o de volta a Rapture no
tempo certo, a genética de Jack lhe permitiria acessar os sistemas, como o
bathysphere, que Ryan tinha bloqueado há muito tempo. Ryan aceita sua morte por
sua própria vontade, e usa Jack para matá-lo com o taco de golfe. Após fazer
isso, Jack torna-se ciente de que o gatilho "Você gentilmente” precedeu
muitos dos comandos de Atlas, e que Jack era, ele próprio responsável por bater
seu avião perto do terminal bathysphere depois de ler uma carta contendo o
gatilho. Atlas contata Jack, revelando-se Fontaine; sem Ryan, Fontaine assume o
controle de sistemas de Ryan, e deixa Jack para morrer através de drones de
segurança lançados no escritório de Ryan.
Jack é salvo pela Dra. Tenenbaum e as Little Sisters. A Dra.
Tenenbaum ajuda Jack a remover as
respostas condicionadas de Fontaine, incluindo uma que teria parado seu
coração. Com a ajuda das Pequenas Irmãs, Jack é capaz de fazer o seu caminho
para o covil de Fontaine para enfrentá-lo. Fontaine, sendo encurralado por
Jack, injeta-se com uma grande quantidade de ADAM, tornando-se um monstro desumano.
Jack enfrenta Fontaine, após lutar com ele e drenar seu excesso ADAM três
vezes, momento em que as Little Sisters subjugam o corpo de Fontaine para
extrair o ADAM, e acabam matando-o.
Três finais são possíveis, dependendo de como o jogador
interagia com as Little Sisters, todos narrado pelo Dr. Tenenbaum. Se o jogador
resgatar todas as Little Sisters, o final mostra cinco Little Sisters retornando
à superfície com Jack e viver uma vida plena sob seus cuidados, incluindo, formatura na faculdade, casar e ter filhos,
que termina com uma comovente nota, com um Jack idosos cercado em seu leito de
morte por todas as cinco irmãs adultas.
No caso em que pelo menos uma Little Sister foi colhida, o
final mostra Jack matando as Little Sisters para colher todo o ADAM. Tenenbaum,
infelizmente, narra o que ocorreu, condenando Jack e suas ações. O final, então,
mostra um submarino nuclear da classe A, procura os destroços do avião. O
submarino é subitamente cercado por bathyspheres contendo Splicers que imediatamente
atacam a equipe e assumem o controle do submarino, que termina com um close-up
do símbolo da radiação no submarino. O tom de voz de Tenenbaum é mais hostil se
o jogador tem colhida cada Little Sister.
Recepção
BioShock tem recebido elogios da
crítica: opiniões imprensa têm elogiado as qualidades de imersão do jogo e sua
dimensão política. O Boston Globe descreveu como "um belo jogo de computador,
brutal e inquietante um dos melhores do ano" (2007) e comparou o jogo a
1957 Whittaker Chambers réplica a Atlas Shrugged, “Big Sister está olhando.”
Wired também mencionou Ayn Rand (escritor), (um anagrama parcial de Andrew
Ryan) em um relatório sobre o jogo que contou com uma breve entrevista com
Levine.The Chicago Sun-Times revisão disse "eu nunca pensei que alguém
seria capaz de criar uma envolvente e divertido jogo de vídeo game em torno da
ficção e filosofia de Ayn Rand, mas que é essencialmente o que 2K Games fez ...
o raro, vídeo game maduro, que consegue fazer você pensar enquanto você joga".
O Los Angeles Times revisão concluiu:
"Claro, é divertido de jogar, parece espetacular e é fácil de controlar,
mas ele também faz algo que nenhum outro jogo fez até à data. Ele realmente faz
você se sentir dentro do panorama geopolítico" The New York Times descreveu-o como: "inteligente, lindo, ocasionalmente assustador" e
acrescentou: "Ancorado por sua provocativa linha de história, a moralidade
baseada em escolhas, direção de arte suntuosa e dublagem soberba, BioShock
também pode manter sua cabeça erguida entre os melhores jogos já feitos. "
No GameRankings, BioShock tem uma
pontuação média de 94,95% revisão para o Xbox 360, tornando-se a quarta maior
nominal Xbox 360 lançado até à data, a trás de The Orange Box, Grand Theft
Auto IV, e Mass Effect 2. No classificações PC alcançou 94,44%,
tornando-se o quinnto melhor jogo de PC a trás
de The Orange Box, Portal 2, Half-Life 2 e Mass Effect 2, e o 21° maior jogo de todos os tempos. Também, BioShock tem uma classificação de 96
no Metacritic, o que torna-o o melhor Jogo de Xbox 360 de 2007. GameSpy
elogiou a "atmosfera inevitável," a Oficial Xbox
Magazine elogiou sua "trama inconcebivelmente grande" e "trilha
sonora impressionante e efeitos de áudio ". A jogabilidade e sistema
de combate tem sido elogiada por ser suave e aberta, e elementos dos
gráficos, como a água, foram elogiados por sua qualidade. Tem-se observado
que a combinação de elementos do jogo "estende assim a arte de
entretenimento de muitas formas tão habilmente que é a melhor demonstração ainda
como flexível este meio pode ser. Ele não é mais apenas atirador outro
embrulhado em um motor de jogo bonito, mas uma história que existe e se
desenvolve dentro do mundo do jogo mais convincente e elaborada e artística
jamais concebida"
Revisores destacam algumas questões
negativas em BioShock. O sistema de recuperação envolvendo
"Vita-Chambers", que revive um jogador derrotado na meia-vida, mas
não alteram a saúde dos inimigos, torna possível usar os inimigos através da
perseverança pura, e foi criticado como uma das maiores falhas na jogabilidade. IGN observou que tanto os controles e os gráficos da versão Xbox 360 são
inferiores aos da versão para PC, em que a mudança entre armas ou plasmídeos é
mais fácil usar o mouse do computador de menu radial do 360, bem como a
gráficos sendo um pouco melhor com resoluções mais altas. Outro ponto apontado como falho foi a escolha moral muito
"preto e branco" para ser realmente interessante. Alguns
críticos e ensaístas como Jonathan Blow também descobriu que a "escolha
moral" do jogo oferecido ao jogador (salvar ou matar as
Little Sisters)
foi falho, porque não tinha impacto real sobre o jogo, o que em última análise
leva o jogador a pensar que as irmãs eram apenas mecânica sem real importância.
BOM GALERA É ISSO AI, DEU UM PUTA TRABALHO FAZER ESSA MATÉRIA ENTÃO SE VOCÊ GOSTOU DÊ UMA FORÇA COMPARTILHANDO-A EM SUAS REDES SOCIAIS E SEGUINDO O BLOG SE AS COISAS CORREM BEM NOVAS MATÉRIAS SERÃO FEITAS E QUALQUER SUGESTÃO É SÓ DEIXAR NOS COMENTÁRIOS. BOM VALEW POR TUDO E TUDO DE BOM.
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