O Cultura de Garagem tem como principio básico ser um reduto de nostalgia, um templo pra lembrar o que em determinada época de nossa vida nos fez tão bem e que pode ser ou ter sido importante a tantas pessoas, um lugar pra discutir todas as formas de arte de maneira lúdica e sensata respeitando o gosto de cada um, então fique a vontade pra viajar por esse universo.
SEJA BEM VINDO !

domingo, 12 de dezembro de 2010

As Quatro Estações (álbum de Legião Urbana)

As Quatro Estações (álbum de Legião Urbana)


Esse poust eu dedico a esse que sem duvida é um dos Maiores e melhores Álbuns do Rock nacional, Não vou mentir esse não é o Meu álbum favorito da Legião, mas foi esse disco que me mostrou o que era o Rock, com suas letras Metafóricas, sua depressão mascarada e as vezes aberta a Legião tomou um lugar especial em meu coração ao qual até hoje mais de 12 anos depois de Ouvir o Vinil das Quatro Estações, Eles ainda são minha Banda favorita, não pelo Clichê de ser “A Legião Urbana” mas por que suas musicas mexem comigo de uma forma única algo que até Hoje nenhuma outra Banda conseguiu fazer!


As Quatro Estações é o quarto álbum da banda brasileira Legião Urbana, lançado em 1989. O álbum cristalizou a formação que perduraria até o fim da mesma, após a saída do baixistaRenato Rocha, devido a desentendimentos com o baterista Marcelo Bonfá. No Brasil foram vendidos mais de 250 mil de cópias e sendo premiado com Disco de Platina pela ABPD.
Depois do fatídico show no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que terminou em confusão generalizada, a banda chegou a ser odiada por parte do público que foi ao show. O fato aumentou a fobia de palco de Renato Russo e fez com que a banda adotasse uma postura mais introspectiva. Durante as gravações, o baixista Renato Rocha se desentendeu com os demais membros e deixou a banda, fazendo com que algumas bases de baixo já preparadas para o disco fossem regravadas por Renato Russo e Dado Villa Lobos.
O disco trata de temas como a bissexualidade, como na canção Meninos e Meninas (em que Renato assume abertamente ser bissexual) e Maurício, e a religião, como em Monte Castelo(adaptada de trechos da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, da Bíblia cristã, e mesclada a trechos de um soneto de Luís Vaz de Camões). A crítica social também está presente, com 1965 (Duas Tribos), em que o cantor menciona a tortura (prática comum na ditadura militar, nos anos 70).
Nove das onze faixas do disco estão entre as mais conhecidas da banda, fazendo com que seja considerado por muitos como o mais inspirado da história da Legião, segundo o próprio Renato Russo. Entre elas, estão: Há Tempos, Pais e Filhos, Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto (mais tarde regravada pelo Barão Vermelho, também com grande sucesso),Meninos e Meninas, Monte Castelo e Maurício.
A partir da turnê deste álbum, Renato, Dado e Bonfá passaram a contar com três músicos de apoio: Fred Nascimento (guitarra rítmica e violão), Bruno Araújo (baixo elétrico) e o produtor musical Mu Carvalho (teclados). Destacam-se dois memoráveis shows: no Jockey Clube do Rio de Janeiro, no dia 07 de Julho de 1990 (mesmo dia da morte de Cazuza, homenageado pela banda), e no Estádio Palestra Itália (Parque Antártica), um mês depois, que foi lançado em CD em 2004 com o título As Quatro Estações ao Vivo.

Faixas

1.     "Há Tempos" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:18
2.     "Pais e Filhos" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 5:08
3.     "Feedback Song for a Dying Friend" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 5:25
4.     "Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:13
5.     "Eu Era um Lobisomem Juvenil" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 6:45
6.     "1965 (Duas Tribos)" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:44
7.     "Monte Castelo (Renato Russo) – 3:50
8.     "Maurício" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:17
9.     "Meninos e Meninas" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:23
10.  "Sete Cidades" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 3:25
11.  "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar" (Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá) – 4:56

 

Curiosidades

§                     Em um show no Parque Antártica, em São Paulo no ano de 1990, Renato admitiria ter feito Pais e Filhos no banheiro e a dedicaria àqueles que consideravam "a barata mais importante que as pessoas que agente ama!", numa referência aos Inimigos do Rei, banda que fazia sucesso naquele ano com o hit Uma Barata Chamada Kafka. Futuramente, Moska, ex-vocalista da Inimigos do Rei, cantaria em um tributo outra música de As Quatro Estações: Meninos e Meninas, na qual Russo assume abertamente a sua bissexualidade.
§                     Na letra de 1965 (Duas Tribos) Renato cita "modelos Revell". Revell é uma empresa fabricante de peças em miniatura para montagem de réplicas. Também é citado na letra o estúdio de animação Hanna-Barbera, criador de desenhos como Os Flintstones, Zé Colméia, entre outros.
§                     A canção Feedback Song For a Dying Friend é uma homenagem a Robert Mapplethorpe, um ex-fotógrafo americano, a alguns amigos e a Cazuza, que sofria de Aids, doença que viria a matá-lo em 1990 e a Russo em 1996. Esta é um caso raro de canção em inglês na obra de Russo, que criticava artistas brasileiros que compunham nessa língua. O encarte do disco traz uma tradução da letra feita, a pedido do próprio letrista, pelo jornalista Millôr Fernandes.
§                     Feedback Song, na verdade, deveria ser uma canção em português, intitulada Rapazes Católicos. A letra, entretanto, foi reprovada (inclusive por Carmem Teresa Manfredini, irmã de Renato Russo) e alterada para a versão em inglês conhecida hoje. Da idéia original, sobrou apenas a base instrumental árabe, mesclada à levada rock da canção.
§                     Neste disco temos as três músicas com os maiores títulos: Feedback Song for a Dying Friend (27 letras), Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar (30 letras) e Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto (34 letras).

LINK PARA DOWNLOAD:

2 comentários:

  1. Sem sobra de de dúvida, esse é um dos melhores álbuns do Rock Nacional. Renato Russo foi um exímio poeta. Suas musicas tocam nosso coração de forma diferente. Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir