O Cultura de Garagem tem como principio básico ser um reduto de nostalgia, um templo pra lembrar o que em determinada época de nossa vida nos fez tão bem e que pode ser ou ter sido importante a tantas pessoas, um lugar pra discutir todas as formas de arte de maneira lúdica e sensata respeitando o gosto de cada um, então fique a vontade pra viajar por esse universo.
SEJA BEM VINDO !

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Movimentos Contra Culturais!

O Que é Contra Cultura?

Contracultura é um movimento que tem seu auge na década de 1960, quando teve lugar um estilo de mobilização e contestação social e utilizando novos meios de comunicação em massa. 

 Jovens inovando estilos, voltando-se mais para o anti-social aos olhos das famílias mais conservadoras, com um espírito mais libertário, resumido como uma cultura underground, cultura alternativa ou cultura marginal, focada principalmente nas transformações da consciência, dos valores e do comportamento, na busca de outros espaços e novos canais de expressão para o indivíduo e pequenas realidades do cotidiano, embora o movimento Hippie, que representa esse auge, almejasse a transformação da sociedade como um todo, através da tomada de consciência, da mudança de atitude e do protesto político.
A contracultura pode ser definida como um ideário altercador que questiona valores centrais vigentes e instituídos na cultura ocidental. Justamente por causa disso, são pessoas que costumam se excluir socialmente e algumas que se negam a se adaptarem às visões aceitas pelo mundo. Com o vultoso crescimento dos meios de comunicação, a difusão de normas, valores, gostos e padrões de comportamento se libertavam das amarras tradicionais e locais – como a religiosa e a familiar -, ganhando uma dimensão mais universal e aproximando a juventude de todo o globo, de uma maior integração cultural e humana. Destarte, a contracultura desenvolveu-se na América Latina, Europa e principalmente nos EUA onde as pessoas buscavam valores novos.

“Nas sociedades capitalistas, a organização da sociedade e das instituições promoveu a observância de um interessante processo de homogeneização da população como um todo. Diversos teóricos apontaram uma reprodutibilidade em alta escala de formas de pensar, agir e sentir que estariam sendo levadas a todos os indivíduos com o objetivo de propagar uma mesma compreensão do mundo. Nas Ciências Humanas, os conceitos de “cultura de massa” e “indústria cultural” surgiram justamente para consolidar tal idéia.

Em muitos estudos, alguns pesquisadores tiveram a intenção de mostrar como determinadas ideologias ganham alcance na sociedade e, a partir de sua propagação, passam a sedimentar um costume compreendido como natural. Apesar da relevância incontestável desse tipo de trabalho, outros importantes pensadores da cultura estabeleceram um questionamento sobre essa idéia de “cultura dominante” ao mostrarem outra possibilidade de resposta para o tema.

Partindo para o campo das práticas culturais, também podemos notar que o desenvolvimento de costumes vão justamente contra os pressupostos comungados pela maioria. Foi nesse momento em que passou a se trabalhar com o conceito de “contracultura”, definidor de todas as práticas e manifestações que visam criticar, debater e questionar tudo aquilo que é visto como vigente em um determinado contexto sócio-histórico."
                                                                       
                                                                              “Por Rainer Sousa
                                                                                Mestre em História

Principais Movimentos Contra Culturais:

§                     Ultra-romantismo
§                     Geração Beat
§                     Hippies
§                     Punks
§                     Straight Edges
§                     Grunges
§                     Góticos
§                     Indies
§                     Rivetheads
§                     Beatnik
§                     Existencialismo

 Valeu a galera que está participando do Cultura seja com Sugestões ou Opiniões, está sendo muito divertido fazer essa viagem com vocês, esse post por exemplo é fruto de um comentário feito no Ultimo, não sei se todos conhecem Contra Cultura ou sabem da sua importância por isso me propus a falar um pouco dela, vou fazer alguns posts sobre cada movimento citado neste e espero ver a participação de todos! 


2 comentários:

  1. depois de lerem isso, queimem um carro, contestem tudo for dito e julgado para vocês como certo, único e absoluto.

    consteste as regras do mundo, e siga sua própria vida!

    ResponderExcluir
  2. Algo que eu sempre falo: nunca abandone sua raiz independente de qual ela for. Tenha suas próprias ideias e questione até o último. Não deixem que os moralistas te julguem pelo seu estilo ou maneira de pensar. Façam valer! E se quiserem cuspir na cara da sociedade, será maravilhoso!

    ResponderExcluir